Agricultor chinês cria suas próprias mãos biônicas

mao-bionica-20130529160626

O agricultor chinês Sun Jifa perdeu as duas mãos em um acidente com uma bomba de pesca. Como não tinha dinheiro para comprar próteses de qualidade, construiu em casa as próprias mãos biônicas.

Após oito anos de trabalho, Jifa conseguiu confeccionar um modelo barato e funcional com a ajuda de dois sobrinhos em sua própria oficina. As próteses são feitas com sucata de metal, plástico e borracha. O agricultor usou materiais que tinha à disposição, como fios e roldanas.

A prótese transfere a força do movimento natural do cotovelo do agricultor para uma pinça mecânica. Isso permite que Jifa consiga segurar objetos com a mão esquerda. Já os dois ossos que sobraram no braço direito ajudam a controlar um gancho que controla o movimento dos dedos.

As mãos biônicas de Jifa fizeram tanto sucesso que virou uma oportunidade de negócio. O agricultou já vendeu mais de mil próteses para pessoas que precisam de peças parecidas. Cada prótese custa aproximadamente 1000 reais. Esse preço é apenas 10% de um braço biônico de alta qualidade.

Mas para Jifa a maior vantagem foi a possibilidade de ajudar sua família com as tarefas da fazenda, além dos trabalhos agrícolas. As próteses permitem até mesmo a condução de maquinários agrícolas.

Veja vídeo (em inglês) com a história do agricultor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s