Formigas ultrapassam Google no processamento de dados

ant-Hormiga1

As últimas pesquisas demonstram que as colônias de formigas são mais eficientes no processamento de informações do que o sistema de busca Google, afirma o The Independent.

Um método de modelagem computacional revelou que as formigas costumam estabelecer a ordem por via de redes complicadas, usadas para coordenar suas ações. Os insetos são capazes de empregar estratégias de navegação realmente geniais para se dividir em “buscadores” e “captadores” no processo de procura de alimentos.

À primeira vista, os movimentos de “buscadores” parecem caóticos, se bem que eles deixem marcas de feromônios para os “captadores” poderem corrigir a sua caminhada até às fontes de alimentação nas proximidades de suas colônias.

Uma vez que este percurso é normalmente repetido por formigas “operárias”, trazendo cargas, se cria maior eficiência, levando à escolha de vias cada vez mais curtas.

“A transição do caos para a ordem é um mecanismo importante, tanto mais que a estratégia de ensino nesse caso é mais complicada e exata”, disse o coautor da pesquisa, Jurgen Kurths.

Segundo a fonte de informação, tais pesquisas de larga escala podem ser utilizadas para compreender melhor o comportamento humano na Internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s