Internet na Lua é cinco vezes mais rápida que a média global

4060342537_3170a5670c_b

A nova tecnologia de comunicações baseada em laser, que foi testada no ano passado e vai ser apresentada numa conferência em junho, faz com que o sinal de Internet na Lua seja mais potente do que na maior parte do nosso planeta.

Durante a conferência Conference on Lasers and Electro-Optics, a decorrer em San Jose, na Califórnia, a equipa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que colaborou com a NASA para demonstrar um sistema de distribuição para a lua de sinal de banda larga vai revelar novos detalhes.

A equipa deverá explicar como conseguiu transmitir informação da Terra para a Lua a velocidades de 19,44 Mbps – mais de cinco vezes a velocidade média global de 3,8 Mbps (segundo o relatório Akamai de 2013 “State of the Internet”).

As comunicações entre a Terra e a Lua são dificultadas pela distância de 400.000 km que as separa, sublinhou Mark Stevens, do Lincoln Laboratory do MIT.

Por outro lado, também a turbulência na atmosfera terrestre é um problema, já que pode “dobrar” a luz e provocar interrupções na chegada do sinal.

A equipa conseguiu contornar estes obstáculos através da emissão de um sinal a partir de um terminal em White Sands, Novo México, usando quatro telescópios separados, refere o Cnet.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s