Pesquisadores de Harvard criam robô capaz de saltar como sapos; veja

sapo-robo-g1

‘Sapo-robô’ possui nove camadas foi feito com impressora 3D.
Combustão de mistura de gases impulsiona salto.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram um robô feito com impressoras 3D e capaz de saltar como sapos. A pesquisa que sustenta a tecnologia por trás do “sapo-robô” foi publicada nesta quinta-feira (9) pela revista “Science”.

Para amaciar as quedas, a máquina possui nove camadas, sendo a última uma feita de borracha. Esse revestimento protege ainda o interior, mais rígido, que possui, entre outros componentes, bateria e compressor de ar. Os saltos são impulsionados pelas três pernas, posicionadas na parte inferior da estrutura.

Para dar pulinhos, o “sapo-robô” infla umas das pernas, dependendo da direção para onde quer ir. A responsável pelo impulso é uma mistura de butano (gás de cozinha) e oxigênio que, após entrar em combustão, se expande, enche a pata da máquina, que empurra a superfície.

Liderado por Nicholas Barlett, o grupo de cientistas de Harvard acredita que um robô como esse pode executar tarefas que poderiam colocar humanos em risco, como entrar em áreas de desastre ou até mesmo participar de explorações espaciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s