Pesquisadores criam robô-inseto que anda na água sem afundar

size_810_16_9_inseto-jesus

Pesquisadores criaram um inseto robóticocapaz de saltar e pousar em uma superfície aquática, método de locomoção encontrado apenas em alguns animais na natureza.

Os pequenos insetos robóticos, apresentados em um estudo publicado na edição da quinta-feira (30) da revista Science, poderão ser usados no futuro em missões de busca e resgate em enchentes, por exemplo.

“Uma das inspirações pode ser encontrada no filme Minority Report, no qual pequenos robôs-insetos são colocados em um apartamento para encontrar um fugitivo – mas é claro que não queremos que os robôs sejam usados por pessoas más”, escrevem os pesquisadores no estudo.

O robô, desenvolvido por engenheiros da Universidade Nacional de Seul e da Universidade Harvard, não é equipado com tecnologia de vigilância. O objetivo do estudo era explorar a mobilidade de robôs na água, usando a natureza como inspiração.

“Éramos fascinados com o fato de que alguns insetos podem saltar na água, algo que humanos ou máquinas não conseguem”, afirmam os pesquisadores.

Ao observar como os insetos da família dos gerrídeos (conhecidos no Brasil como “inseto-jesus”) conseguem andar sobre a superfície d´água, e gravar o comportamento desses animais usando uma câmera de alta-velocidade, os cientistas construíram pernas robóticas capazes de se mover da mesma forma.

Eles também criaram um mecanismo de catapultas, inspirado nas pulgas, que fazem o robô saltar.

O resultado é um robô do tamanho de um polegar, capaz de saltar até 15 centímetros, e pousar sem romper a superfície da água.

A pequena máquina consegue pular tão alto na água quanto na terra, afirmam os cientistas.

“Conseguimos entender o principio básico necessário para saltar na água, a partir da escala de um inseto”, afirmam os pesquisadores. “Essa ferramenta robótica pode aprofundar o entendimento de como insetos e animais se movem”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s