Professor holandês cria árvore que dá 40 tipos de fruta

arvore

Professor da Universidade de Syracuse, em Nova York, Sam Van Aken vem há anos se utilizando da antiga técnica do enxerto

O professor holandês Sam Van Aken, da Universidade de Syracuse, em Nova York, utilizou a antiga técnica de enxertos para criar uma árvore híbrida capaz de gerar mais de 40 tipos de frutas.

O projeto, chamado de “Tree of 40” (“Árvore das quarenta”, em tradução livre do inglês), durou vários anos, nos quais ele foi acrescentando ramos de diversas variedades.

O tempo para cada árvore ficar pronta, com toda a numerosidade de frutas, é de 8 ou 9 anos. Isso porque o processo de enxerto somente pode ser iniciado em uma árvore que já tenha cerca de três anos de vida.

Para enxertar, Aken junta um ramo com um broto da árvore e os prende com uma fita adesiva até que eles se “cicatrizem”. A partir daí, ele aguarda para que o novo ramo se desenvolva.

O professor, que também é artista, define a “Árvore das 40” como uma obra de arte, algo que deve ser admirado. E, de fato, a vistosidade da criação de Aken é impressionante depois de pronta: na primavera, a árvore ganha flores em incríveis tons de rosa e roxo.

Pêssego, damasco, nectarina, ameixa e cereja. Tudo é possível na árvore enxertada de Aken, que era um admirador de Frankenstein na infância. Ele diz que a ideia surgiu como forma de preservação e divulgação de espécies de frutas antigas que não são comercialmente produzidas ou não estão mais disponíveis. 

Vídeo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s