Ecocapsula — uma microcasa ecológica para levar aonde quiser

size_810_16_9_ecocapsula

Que tal uma casa para chamar de sua que seja compacta (pra facilitar a limpeza), que gere a própria energia (para economizar na conta de luz) e que possar ser levada para qualquer lugar do mundo (qualquer mesmo)?

Se você já sonhou com uma casa assim, acredite, ela existe e se chama Ecocapsula. Projetada por jovens do estúdio Nice Architects, da Eslováquia, a microcasa oferece flexibilidade para seus ocupantes, é portátil e ‘off the grid’.

Ela tanto pode ser uma moradia permanente ou servir a outros fins, como uma estação de pesquisa independente ou uma “pousada” em áreas mais isoladas.

Você já ouviu falar sobre a curiosa Ilusão de Capgras?

A síndrome de Capgras, também chamada de delírio de Capgras ou erro de identificação ilusória, trata-se de uma rara desordem psiquiátrica, na qual o doente acredita que seus familiares, amigos, cônjuge e até mesmo os seus animais de estimação foram substituídos por sósias.

Esta condição é classificada numa categoria de crenças ilusórias, abrangendo erros na identificação de pessoas, lugares ou objetos, podendo ocorrer de forma aguda, passageira ou severa.

Foi em 1923 que foi feito o primeiro relato desta condição, por Joseph Capgras, um psiquiatra francês, e pelo médico Jean Reboul-Lachaux, que utilizaram o termo “L’illusion dês sosies” (a ilusão dos sósias) para descrever este distúrbio.

Não é conhecida a causa desta condição. Contudo, existem algumas hipóteses. De acordo com a psicanálise, esta síndrome pode ser consequente de um complexo de Édipo ou Electra (desejo sexual por um dos pais e ciúmes do outro). Indivíduos com esta síndrome devem buscar resolver a culpa que carregam em relação a essas circunstâncias, passando a identificar um de seus pais como um sósia parental.

Algumas teorias ligadas à psicodinâmica indicam que a síndrome de Capgras está ligada a sentimentos reprimidos. Entretanto, muitos estudiosos acreditam que esta desordem seja, na realidade, resultando de alguma anormalidade orgânica do cérebro, que, por sua vez, possa levar a sentimentos de desconexão que culminam na síndrome de Capgras.

Apesar de a maior parte dos pacientes com esta síndrome ser considerada um paciente psiquiátrico, mais de um terço dos mesmos apresentam sinais de traumatismo craniano. Muitos deles também apresentam epilepsia ou mal de Alzheimer.

Como esta síndrome já foi descrita em deficientes visuais, provavelmente não se trata de um problema no reconhecimento facial, com a ilusão estendo-se à voz do indivíduo. Outros estudos evidenciam que alguns pacientes acreditam piamente que a pessoa para quem estão olhando não seja quem realmente é, porém são capazes de reconhecer sua voz ao telefone.

O diagnóstico diferencial desta síndrome engloba a síndrome de Fregoli, a intermetamorfose, a síndrome de Cotard e o déjà vu.

O tratamento comumente indicado é a terapia individual para tratar os delírios. Além disso, medicamentos antipsicóticos e outros têm sido usados com relativo sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s