TIN MAN NO.11, O “ABRIGO-ROBÔ”

imageForDownload

A ideia partiu da necessidade de solucionar um problema. O resultado foi uma nova forma de design, uma alternativa a uma condição social especial, e uma visão muito peculiar sobre aquilo a que todos chamamos necessidades básicas. Assim surgiu o “abrigo-robô”, o “Tin Man No.11”.

Tudo começou com o “tsunami” econômico que afetou recentemente aqueles que estavam habituados a um patrimônio estável, nomeadamente imóveis, e os perderam da noite para o dia. Wong fez a pergunta a si mesmo: como proporcionar a estas pessoas um local de habitação confortável, agradável e, principalmente, econômico? Esta foi à motivação usada para o primeiro experimento para o refúgio móvel dos sem-abrigo, o “Tin Man No.11″…

Com um estilo surrealista e se inspirando nas facetas de uma cidade misteriosa como Hong Kong, começou a testar o design e os materiais que iria compor sua obra. Um trabalho como este exigiu muita perspicácia, já que os materiais utilizados teriam que ser baratos para o custo final ser acessível ao público-alvo, e resistente para o tipo de situações a enfrentar.

Tendo como referência na dificuldade de se comprar um imóvel no Japão, China e em outros países, onde a “disputa” de espaço é enorme em resultado do devido ao numero de habitantes elevado, Wong mostra com este projecto que, na realidade, precisamos de muito pouco para viver. O Tin Man é um refúgio que tem a particularidade de se transformar, podendo passar de espaço para descanso para espaço para refeições.

No seguimento deste projecto surgiu o Famiglia Grande. É também um abrigo mas, desta vez, projetado num formato maior (4m*4m), e usado como uma casa flutuante. Esta versão está, actualmente a ser testada, para eventual aprovação, pela família de Wong.

Esta aventura pode ser conferida no seu blog, usado como um diário de bordo, e onde são postadas as experiências e projetos futuros.

Vídeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s