Inédito. Homem paraplégico volta a andar graças a “tradutor cerebral”

ng4749042

Uma lesão na espinal-medula impedia o americano de 26 anos de andar. Agora volta a andar sem precisar de próteses.

Um homem que é paraplégico há cinco anos conseguiu voltar a andar com as próprias pernas graças a uma equipa de investigadores da Universidade de Irvine, na Califórnia. Uma lesão na espinal medula impedia o seu cérebro de comunicar com as suas pernas, o que o deixava paralisado da cintura para baixo. Mas uma experiência pioneira ligou o seu cérebro a um computador capaz de traduzir os sinais neuronais e enviá-los directamente às pernas através de elétrodos.

De acordo com os médicos e investigadores envolvidos no processo, o caso é inédito. O processo pioneiro fazia uso de um “tradutor do cérebro” – o cérebro do homem estava ligado ao computador, que estava programado para traduzir os seus impulsos cerebrais para sinais que pudessem ser enviados e compreendidos pelas suas pernas.

O homem de 26 anos não conseguia andar desde um acidente, há cinco anos, que lhe paralisara a espinal medula. Através do sistema desenvolvido pelos investigadores, o homem conseguiu percorrer uma pista de 3,5 metros, apoiado por um andarilho e um arnês, visto que os músculos das suas pernas estavam muito enfraquecidos para suportar o seu peso após tantos anos sem uso.

O estudo, publicado na revista científica Journal of Neuroengineering and Rehabilitation, explica que o resultado final foi trabalhoso. O homem precisou de aprender a comunicar claramente os seus sinais cerebrais ao computador, e depois aprender a usar esses sinais para movimentar as pernas. O resultado final que se pode ver no vídeo foi conseguido após 20 sessões no arnês. “Mostrámos que é possível restaurar a capacidade de caminhar controlada intuitivamente pelo cérebro após uma lesão na espinal medula. É um sistema não-invasivo para a estimulação dos músculos das pernas que é prometedor”, explicou uma das principais autoras do estudo, An Do, ao jornal Guardian.

Vídeo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s