Viu o menor caracol do mundo? 10 cabem no furo de 1 agulha!

size_810_16_9_caracol2

Ao examinar amostras de solo coletadas em rochas calcárias na província de Guangxi, sul da China, um grupo de cientistas encontrou várias conchas vazias e cinzentas medindo menos de 1 milímetro (mm) de altura.

O escudo espiralado pertence à menor espécie de caracol já descoberta no mundo – a Angustopila dominikae. Segundo os pesquisadores, o diâmetro da sua concha mede, em média, 0,86 mm.

É um caracol tão pequeno, que dez espécimes cabem, um do lado do outro, no buraco de uma agulha, dizem os cientistas.

O Angustopila dominikae está entre as sete espécies de carol recém descobertas pelo grupo de pesquisadores formado por Barna Páll-Gergely e Takahiro Asami, da Universidade Shinshu, e Adrienne Jochum e András Hunyad, ambos da Universidade e Museu de História Natural de Berna.

A descoberta foi publicada esta semana no periódico científico ZooKeys. No artigo, o Dr. Pall-Gergely, líder da pesquisa, e sua equipe também discutem os desafios enfrentados pelos cientistas na pesquisa de pequenos moluscos.

Por ser difícil encontrar espécimes vivos, os cientistas carecem de muitas dados sobre as relações evolutivas entre as espécies existentes, sendo que muito poucas são conhecidas.

Segundo os pesquisadores, investigar estes minúsculos caracóis é importante para avaliar a biodiversidade e história natural, bem como para estabelecer as bases para o estudo da evolução de nanismo em animais invertebrados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s