Estudo usa braço de cadáver para testar se mão evoluiu para dar socos

maos

Hipótese é que mão humana evoluiu para poder dar socos sem se fraturar.
Em pesquisa, braços de homens mortos bateram em halteres acolchoados.

Para testar se o formato da mão humana – com palmas menores e dedos mais longos e fortes em comparação a outros primatas – evoluiu dessa forma para permitir que os homens dessem socos uns nos outros, cientistas usaram um método peculiar. Fizeram braços de cadáveres dar socos e tapas em um halteres acolchoado.

Atualmente, acredita-se que a mão humana tenha evoluído de forma a permitir uma maior destreza para manipular objetos e executar atividades. O grupo liderado pelo pesquisador David Carrier, da Universidade de Utah, sugere que a evolução também se deu para proteger os ossos da mão de fraturas durante uma briga.

“Sugerimos que as proporções da mão, que permitem a formação de um punho, pode nos dizer algo importante sobre nossa história evolucionária e quem nós somos enquanto espécie”, diz Carrier. “Se nossa anatomia é adaptada para brigar, precisamos saber que sempre seremos assombrados pelas emoções básicas e comportamentos reflexivos que com frequência não fazem sentido – e são muito perigosos – no mundo moderno.”

Experimento
Para testar a hipótese, os pesquisadores criaram um experimento para verificar se um punho cerrado é capaz de proteger os ossos do metacarpo (palma das mãos) de se fraturarem durante uma briga, ao reduzir o nível de impacto durante a batida.

Os cientistas adquiriram, então, nove braços de cadáveres de homens para fazer o experimento. Eles vieram tanto do programa de doação de corpos da universidade como de uma empresa privada, mas só oito puderam ser usados porque um deles tinha artrite.

Eles testaram o efeito do impacto dessas mãos contra um halteres acolchoado em casos de socos e tapas. Os resutlados mostram que humanos podem bater com 55% mais força com um punho fechado do que com um punho semi-fechado. Em comparação a um tapa com a mão aberta, o punho fechado pode ter até duas vezes mais força.

A equipe de pesquisa sugere que os resultados mostram que a evolução da mão humana não apenas permitiu uma maior destreza manual, mas também tornou possível usar a mão para dar socos durante uma briga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s