Tristeza e estresse não “matam”, diz estudo da Universidade de Oxford

151121212358_cerebro_spl_624x351_spl_nocredit

Pesquisa comprovou que ser infeliz não faz mal à saúde

Tristeza ou estresse não aumentam o risco de morte, de acordo com um estudo coordenado pela Universidade de Oxford em colaboração com a ONG Cancer Research.

Analisando os hábitos de mais de 1 milhão de mulheres britânicas de mais de 50 anos, durante uma década, os pesquisadores contradizem o argumento de trabalhos anteriores de que ser infeliz faz mal à saúde.

O estudo de Oxford, publicado na revista médica The Lancet, alega que iniciativas prévias confundiram causa e efeito. Pesquisas anteriores sugeriam que o grau de felicidade das pessoas poderia ajudar a prever a duração de suas vidas – e que alterações em hormônios de estresse ou no sistema imunológico aumentam risco de morte.

Mas a equipe de pesquisadores britânicos e australianos argumenta que houve falha em analisar a chamada causalidade reversa – basicamente, pessoas doentes não teriam como ficar felizes.

Participantes do estudo tiveram de avaliar regularmente saúde, felicidade e níveis de estresse. Os resultados mostraram que as diferenças de estados de espírito não tiveram impacto algum nos riscos de morte durante a pesquisa, depois de fatores como saúde e tabagismo serem levados em conta.

– Doenças deixam as pessoas infelizes, mas a infelicidade por si só não deixa ninguém doente. Não encontramos efeitos diretos da infelicidade ou do estresse na mortalidade, mesmo em um estudo de 10 anos com

1 milhão de mulheres – explica Bette Liu, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto.

Segundo Richard Peto, coautor do estudo, os fumantes “sociais” tinham o dobro de chances de morrer durante o estudo, prognóstico que cresceu para três vezes no caso do tabagismo regular. Mas que a felicidade era “irrelevante”.

Peto alerta, porém, que o fenômeno que chama de “mito” pode estar muito enraizado na percepção pública:

  • As pessoas ainda vão acreditar que estresse provoca ataques cardíacos. Não é verdade, mas é conveniente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s