Estudo busca descobrir se exercício ajuda contra câncer de próstata

33ecb59894fbc22cf3ee85f73f82785f

Pesquisadores acompanharão 50 homens diagnosticados com câncer.
Dados sugerem que exercício poderia ser benéfico para controlar doença.

Um novo estudo clínico anunciado nesta quarta-feira (6) no Reino Unido pretende comprovar se o exercício físico pode ajudar os homens a combater o câncer de próstata e melhorar sua expectativa de vida.

O ensaio, realizado por pesquisadores da universidade inglesa de Sheffield, parte da ideia de que o esporte melhora a saúde geral e a qualidade de vida, por isso poderia ajudar a conter o crescimento de células cancerígenas.

A equipe de pesquisa, apoiada pela fundação Cancer Research UK, acompanhará durante 12 meses 50 homens diagnosticados com câncer de próstata localizado.

Neste período, alguns deles realizarão sessões aeróbicas semanais supervisionadas, enquanto o resto dos voluntários receberá unicamente informação sobre os benefícios do esporte.

Os pesquisadores os examinarão ao longo deste período e analisarão os níveis sanguíneos do antígeno prostático específico (PSA), uma proteína produzida pelas células prostáticas cuja presença ajuda a comprovar se o tumor está crescendo.

Se os resultados forem encorajadores, com uma redução dos níveis da proteína, a equipe pretende realizar um teste em maior escala dentro de um ano e determinar se o exercício pode ser um tratamento oferecido pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido.

O diretor do estudo, Liam Bourke, apontou que os dados que sugerem que o exercício pode ser benéfico para controlar o crescimento das células cancerígenas, reparar o DNA e evitar a extensão do câncer.

“O estudo se baseia no que já sabemos e é o primeiro passo para descobrirmos se a atividade física poderia ser um tratamento efetivo e prático do NHS para o câncer de próstata localizado”, explicou.

Os tratamentos atuais contra a doença incluem a intervenção cirúrgica e a radioterapia, mas ambas têm riscos e efeitos secundários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s