Pesquisadores descobrem como funciona processo cerebral das fases do sonho

151110141855_daydreaming_624x351_istock_nocredit

Pequisadores japoneses da Universidade de Tsukuba conseguiram identificar o mecanismo cerebral que rege as fases do sonho e descobriram a importância dele na consolidação da memória.

O estudo, publicado nesta quinta-feira na revista científica “Science”, conseguiu rastrear o processo de criação do sonho e identificaram o circuito neuronal que regula a fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido do Olho). Os cientistas, coordenadosd por Shigeyoshi Itohara, do Instituto RIKEN, e Yu Hayashi, do Instituto de Medicina do Sono de Tsukuba, conseguiram demonstrar que a fase REM controla a fisiologia de outra fase crucial, a NREM (Non Rapid Eye Movement ou Movimento Não Rápido dos Olhos).

A fase NREM é considerada de extrema importância para a retenção de lembranças e para memória, por isso respalda a teoria de que o sonho é vital para o armazenamento de lembranças das horas em que a pessoa esteve acordada.

Através de um método inovador, conhecido como DREADD, os cientistas observaram como a atividade não sincronizada da fase REM, quando se produzem os sonhos, dá passagem a outra caracterizada por ondas longas e lentas que passam por todo o cérebro. Com a aplicação desta nova técnica, que estimula certas células do cérebro de ratos modificados geneticamente, os pesquisadores foram capazes de manipular a fase REM e ver seu efeito na fase NREM.

Nos surpreendeu descobrir que a amplitude da fase REM se corresponde com ondas lentas mais curtas ou longas na fase NREM”, explicam os autores no estudo.

A pesquisa sugere que ambas as fases do sonho estão intimamente relacionadas e são fundamentais para a memória do que ocorreu durante o dia.

EFE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s