Novo teste identifica o câncer de próstata pelo cheiro da urina

teste-cancer

Inspirada pela capacidade dos cães de farejar tumores malignos, novo teste promete ajudar mais homens a detectar a enfermidade em estágios iniciais

Recentemente, pesquisadores anunciaram um novo teste para detectar o câncer de próstata pela urina urina. Agora, há um novo estudo que acredita ser possívelindicar a doença pelo cheiro do líquido – um método inspirado por ninguém menos que os melhores amigos do homem, os cães.

A descoberta aconteceu após uma pesquisa conduzida pela Universidade de Liverpool e Southmead Hospital evidenciar que a composição química dos resíduos corporais é afetada pelas células da próstata cancerosa.  A partir desse trabalho científico, os acadêmicos acharam uma novo forma, inspirada pela capacidade dos cachorros de farejar melanomas (um tipo de tumor maligno), de substituir o toque retal e o exame sanguíneo da dosagem de PSA pelo teste baseado no odor exalado pela urina.

Após a aquisição de amostras de urina, os pesquisadores desenvolveram algoritmos para analisar os padrões de compostos voláteis na urina. Utilizando o Odoreader, um sistema capaz de fazer a separação de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição, eles foram capazes de detectar quais destes podem indicar câncer. O índice de precisão foi de 96%, segundo o estudo.

Os testes convencionais são invasivos e vistos como o principal motivo pelos quais os homens não visitam o médico para fazer o exame de próstata. Segundo pesquisa feita pelo Datafolha e encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 77% dos entrevistados concordam totalmente que os homens não fazem exame de toque retal por machismo ou preconceito. Mas isso deve ser questão de tempo, se depender dos pesquisadores do Reino Unido.

De acordo com Raj Persad, um dos líderes do estudo, professor, e urologista do Southmead Hospital, esse resultado poderia ajudar mais homens a descobrir a enfermidade ainda em seus estágios iniciais. “Se este teste for bem sucedido em um exame médico completo, vai revolucionar o diagnóstico da doença, já que, mesmo com biópsias detalhadas, existe um risco de falha na detecção do câncer da próstata em alguns casos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s