Atividade cerebral muda de acordo com as estações, diz estudo

EfeitoEspecial_com-1897714060-24073734

Estamos no verão e, segundo a pesquisa, isso significa que nossa atividade cerebral atingirá o pico nas tarefas que exigem atenção

Um estudo feito pela Universidade de Liege, na Bélgica, comprovou que aquela mudança de humor ocorrida durante as estações não é mero acaso. Segundo os pesquisadores, o cérebro utiliza seus recursos de forma diferente para executar as mesmas tarefas cognitivas no inverno verão, outono e primavera.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mediram a função cerebral de 28 adultos belgas durante as quatro estações do ano. Em cada estação, os participantes passaram quatro dias e meio em um laboratório, sem acesso ao mundo exterior ou luz solar. Depois desse período de tempo, os cérebros dos participantes foram digitalizados enquanto completavam uma tarefas que requer atenção, e outra que obrigava trabalhar com a memória.

Após os testes, os cientistas perceberam que as notas dos participantes não tiveram alterações ao longo das quatro estações, no entanto, o “custo neural” teve desempenho distinto.

No verão, a atividade cerebral atingiu o pico nas tarefas de atenção. Já durante o inverno, o trabalho do cérebro envolvido nessa mesma tarefa foi significantemente menor. Nos testes relacionados a memória, a atividade cerebral alcançou o pico no outono, enquanto na primavera apresentou forte declínio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s