Conheça o carro movido a hidrogênio que faz 480 quilômetros sem abastecer

empresa-apresenta-veiculo-movido-hidrogenio-faz-480-quilometros

Empresas trabalham para desenvolver a tecnologia do carro movido a hidrogênio.

As montadoras têm competido nos últimos anos para criar carros que consumam menos combustível

Uma companhia britânica diz ter obtido um resultado surpreendente. O carro batizado de “Rasa” é movido a hidrogênio e consegue fazer 480 quilômetros antes de ter que abastecer.

O problema é que ele chega apenas à velocidade de 100 km/h, o que não é suficiente para algumas rodovias. Além disso, ainda não há postos de hidrogênio em qualquer esquina.

Os códigos secretos que nos cercam

“Inspetor Sands, reporte-se à sala de comandos, por favor”. Se um dia você ouvir essa frase em uma estação de trem na Grã-Bretanha, não entre em pânico. Mas talvez seja útil saber que se trata de uma mensagem cifrada usada para alertar funcionários de que há uma situação de emergência no local – algo que só o pessoal treinado saberia identificar, sem causar alarme geral.

Outro lugar onde esses códigos passam despercebidos do cidadão comum são os hospitais. Em geral, as mensagens se referem a cores. Uma clínica no Canadá recentemente divulgou na internet que “código vermelho” anunciava um incêndio; “código branco”, a presença de um indivíduo violento no recinto; e “código negro”, uma ameaça de bomba.

Algumas expressões são usadas como eufemismo. Certos hospitais se referem a seu necrotério como “chalé cor-de-rosa” para evitar incomodar os parentes de algum paciente que acaba de falecer.

Navios e outras embarcações também têm seus próprios códigos. Um deles é “Mr Skylight”, um alerta geral de emergência. A tripulação da balsa MS Estonia usou essa mensagem quando a embarcação começou a naufragar entre Tallinn e Estocolmo, em um incidente que deixou 852 mortos em 1994.

“Acredito que haja muitos bons motivos para usar esses códigos”, afirma Paul Baker, linguista da Universidade de Lancaster, na Grã-Bretanha. “Muitas vezes, quem dispara o alerta não tem certeza absoluta se existe uma ameaça real. Portanto, não há por que alarmar todos os frequentadores de um determinado local.”

Mas não são só instituições e prestadores de serviços que inventam códigos para certas situações. Em uma recente discussão no Reddit sobre o assunto, vários usuários mencionaram o exemplo de “Pebkac”, um acrônimo depreciativo usado por especialistas em tecnologia para se referir a alguns indivíduos que reclamam de problemas em seus computadores – a expressão, em tradução literal, significa “Existe problema entre o teclado e a cadeira”.

E há muitos outros exemplos de palavras e frases usadas por certos grupos. Em sites de encontros, alguns usuários preferem usar códigos para alertar que são portadores de alguma doença sexualmente transmissível. Um dos mais comuns é “437737”, que em um teclado de telefone forma a palavra “herpes”.

Símbolos e cores

Nem todos os códigos são alfanuméricos. Alguns são visuais e têm o objetivo de permanecer ocultos mesmo quando estão à vista de todos. Na Grã-Bretanha, as cédulas da libra exibem um padrão de pontilhados específicos que evitam sua falsificação.

Outros códigos estão espalhados ao nosso redor. Um exemplo surpreendente é a série de sinais conhecidos como “hoboglifos” – uma coleção de símbolos criados para dar informações a sem-tetos ou profissionais que viajam a trabalho. Entre outros significados, esses ícones podem indicar a qualidade da fonte de água mais próxima ou sugerir se o dono de uma casa é amigável ou não.

Nos Estados Unidos, pichações de gangues também são conhecidas por desenvolver imagens esotéricas que eles podem rabiscar sobre o graffiti de algum grupo rival. Segundo a revista Discover, a polícia americana agora usa um software para decifrar esses símbolos automaticamente. Alguns desses programas estão até disponíveis na forma de aplicativos para smartphones.

Outro exemplo que vemos nas calçadas de várias cidades do mundo são marcas em tinta spray que apenas engenheiros e funcionários da construção civil compreendem. Em geral, cada cor se refere a um tipo de encanamento ou fiação.

Todos esses códigos têm um propósito – evitar o pânico, transmitir sinais sutilmente em certos círculos ou oferecer informações de maneira rápida e fácil.

Mas quando sabemos o que eles significam, é difícil evitar aquela sensação de que existe uma conspiração paralela tomando forma. Por isso, é fácil entender por que as discussões na internet sobre o assunto rendem tanto.

BBC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s