Nasa fabricará avião de passageiros supersônico

Supersônico-contrato-NASA-e-Lockheed-Martin_1

Protótipo de aeronoave é dos chamados “low-boom”, capaz de superar a velocidade do som sem criar explosões

A Nasa vai fabricar um avião supersônica para o transporte de passageiros que será o mais silencioso e eficiente possível, informou nesta segunda-feira a agência espacial americana. O protótipo de avião é dos chamados low-boom, capaz de voar na velocidade supersônica sem criar explosões.

O administrador da Nasa, Charles Bolden, anunciou nesta terça-feira que foi assinado um contrato no valor de 20 milhões de dólares com a empresa americana Lockheed Martin para desenvolver um projeto preliminar de um avião que supere a velocidade do som.

Apesar de usar um motor de reação, que tradicionalmente causa um grande estrondo, o barulho produzido por essa nova aeronave seria mínimo.

Limitar o nível de barulho das aeronaves se transformou nos últimos anos em um dos principais desafios da pesquisa espacial. Além disso, a redução da poluição é outro dos requisitos cumpridos pelo novo projeto, já que otimizaria o consumo de combustível.

“A Nasa está trabalhando duro para tornar os voos mais ecológicos, mais seguros e mais silenciosos”, disse nesta terça Charles Bolden no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington. O projeto e a construção da aeronave levará vários anos, e a Nasa calcula que as campanhas de voo comecem por volta de 2020.

Os voos supersônicos comerciais foram cancelados quando as companhias aéreas British Airways e Air France deixaram de operar em 2003 o Concorde, um avião capaz de viajar a uma velocidade máxima de 2.180 quilômetros por hora (mais de duas vezes a velocidade do som).

A eficiência da mítica aeronave, conhecida como “Pássaro Branco”, que conta com legiões de fãs no mundo todo, foi questionada após o acidente de um Concord em Paris no ano 2000, que deixou 113 mortos.

(Com agência EFE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s