Blue-Tram: Ônibus com supercapacitores reduz os custos do transporte

EfeitoEspecial_com-13836034-21031009

Uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço no transporte público mundial é a dos veículos movidos por supercapacitores, no caso, ônibus urbanos.

Na França, a Blue-Solutions – responsável também pelo Bluecar e seus derivados – apresenta o conceito Blue-Tram. Trata-se de um ônibus que lembra muito um bonde (por isso o termo “Tram”).

O Blue-Tram utiliza supercapacitores, que acumulam grande quantidade de energia em poucos segundos, sendo assim suficientes para uma viagem de cerca de um quilometro. O segredo está nos pontos de ônibus, que também funcionam como pontos de recarga rápida.

Quando para em um ponto adaptativo, o Blue-Tram se alinha com o suporte de carregamento, que insere uma haste de energia na parte superior do veículo, carregando-o por cerca de 30 segundos.

De acordo com a empresa, o Blue-Tram custa entre cinco e dez vezes menos que um sistema tradicional de trólebus, tendo a vantagem de não ficar preso à rede aérea e nem a trilhos. O veículo já roda em Paris e chamou a atenção do leitor Carlos Átila, que experimentou o serviço. No Brasil, tecnologia semelhante seria aplicada com o Autotrolley.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s