Drone com asa de morcego muda aerodinâmica em voo

010170160324-drone-asa-morcego

Asas metamórficas

Asas de membranas, totalmente flexíveis e que funcionam comomúsculos artificiais, foram testadas com sucesso em voo, abrindo o caminho para uma nova geração de microveículos aéreos não-tripulados.

Com melhores propriedades aerodinâmicas, esses pequenos drones podem voar por distâncias maiores e se tornarem mais baratos, ampliando sua utilização.

Inspiradas nas asas de morcegos e sem qualquer parte mecânica, as asas mudam de formato em resposta às forças que encontram.

Essas asas morfológicas são feitas com polímeros eletroativos, um tipo de músculo artificial que torna a membrana capaz de endurecer e amolecer em resposta a uma tensão elétrica.

Alterando a tensão de entrada, a forma da membrana se altera, o que permite alterar as características aerodinâmicas das asas durante o voo.

Da simulação ao mercado

“Ninguém antes tentou simular o comportamento em voo de asas similares às de morcego, então tivemos que voltar aos fundamentos, desenvolver os modelos matemáticos e construir o software de simulação multifísica que precisávamos a partir do zero. Nós tivemos que ter certeza que ele poderia modelar não só as próprias asas, mas também os fluxos aerodinâmicos em torno delas e o efeito do campo elétrico,” disse o professor Rafael Palacios, do Imperial College de Londres.

Coube ao seu colega Stefano Buoso, da Universidade de Southampton, fazer a parte prática, incorporando os resultados das simulações em um pequeno drone de teste com 50 centímetros de envergadura.

O microavião foi projetado para voar sobre a superfície do mar, onde poderia pousar com segurança se algo desse errado. Mas deu tudo certo, conforme as previsões do simulador.

“Esta é uma mudança de paradigma na abordagem do design de MAVs [Micro Air Vehicles]. Em vez da abordagem tradicional de reduzir o projeto das aeronaves já existentes, estamos constantemente mudando a forma da membrana sob diferentes condições de vento para otimizar seu desempenho aerodinâmico,” disse Palacios.

A equipe já está trabalhando em um protótipo com os requisitos necessários para colocação do drone com asas de morcego no mercado.

Vídeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s