Helicóptero elétrico recebe autorização para voo tripulado na Alemanha

volocopter

O Volocopter, que parece um drone gigante, é sustentado por 18 hélices e pode ser o primeiro passo para a era dos carros voadores

A Alemanha deu um passo importante na construção de um futuro em que carros elétricos autônomos serão “coisa do passado”. A autoridade de aviação alemã deu permissão para um voo tripulado realizado por uma aeronave ultraleve chamada Volocopter VC200. Na prática, é um helicóptero (ou multicóptero) movido a energia elétrica que lembra um drone de brinquedo gigante. 

A estreia oficial do Volocopter ocorreu no último dia 30 de março em um campo de aviação ao sul da Alemanha. Nele, o diretor da fabricante do ultraleve, Alexander Zosel, voa a uma altura entre 20 e 25 metros e mostra como pilotar a geringonça. Segundo a empresa, o comando é feito a partir de um único manche com controle automático de estabilidade, o que reduziria significativamente o risco de acidentes fatais causados por erros humanos.

Para receber a certificação da agência de aviação alemã, a fabricante precisou desenvolver um sistema de redundância que compensa qualquer falha de componentes críticos, como a perda de diversos motores (são 18 hélices no total). Isso foi demonstrado exaustivamente durante o processo de certificação.

O projeto do Volocopter teve início em 2010. Ao longo dos anos, diversos protótipos foram testados, mas sempre pilotados remotamente, como drones gigantes. Por enquanto, ele consegue voar apenas 30 minutos sem precisar de uma recarga. A empresa diz que começará a vender o ultraleve futurista em 2018 por um valor estimado em R$ 1,2 milhão.

Vídeo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s