Pesquisa revela que Caminhar na Natureza faz Bem para o Cérebro

Caminhar-Natureza

Estudo mostra que caminhar na natureza pode reduzir o estresse e ajudar a pensar mais calmamente.

Todos já ouviram sobre os benefícios que a proximidade com a natureza pode trazer para as pessoas. Sabe-se que quem vive mais próximo ao ambiente natural tem uma tendência menor a sofrer de ansiedade e doenças mentais quando comparado com moradores de centros urbanos. Alguns estudos também indicam que pacientes podem melhorar de casos de depressão e outros distúrbios se ficarem mais próximos à natureza. Mas como será que é o efeito de proximidade com a natureza no cérebro? Um aluno de graduação americano da Stanford University fez um experimento interessante que pode responder a essa pergunta.

A pesquisa:

Para realizar seu experimento foram utilizadas 38 pessoas que moravam em cidades movimentadas. Em primeiro lugar o estudante mediu o fluxo de sangue no cérebro de seus voluntários através de um exame de tomografia, entende-se que quanto mais sangue maior a atividade cerebral. Posteriormente eles também precisaram responder um questionário que deveria descobrir seu nível de contentamento com a vida.

A parte principal do experimento foi uma caminhada. Os voluntários foram divididos em grupos e deveriam fazer uma caminhada sozinhos e sem ouvir música, o primeiro andaria por uma parte bem arborizada do campus universitário enquanto o outro deveria passear pelo centro de Palo Alto, na Califórnia. Essa atividade durou uma hora e meia.

Medir os resultados vinha depois, o estudante que coordenou a pesquisa aplicou mais uma vez questionários nos voluntários e tomografia para medir o fluxo de sangue no cérebro.

Através desse experimento descobriu-se que quem fez a caminhada no centro de Palo Alto terminou mais agitado. O fluxo sanguíneo tinha aumentado bastante, especialmente em comparação com os voluntários do outro grupo.

O grupo que caminhou dentro do campus de Stanford respondeu os questionários de maneira bem mais positiva e também tinham um fluxo de sangue bem menor. Foi possível dessa maneira concluir que uma caminhada próxima a natureza é um ótimo remédio para ansiedade e também para ajudar a pensar mais calmamente.

Segundo o estudante, a pesquisa precisa ser aprimorada e provavelmente será feita com um grupo maior de voluntários posteriormente. Mas já dá para concluir os benefícios que atividades em contato com a natureza podem trazer especialmente para quem vive no caos das grandes cidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s