Artista cria uma passarela flutuante de 3km conectando duas ilhas na Itália

Christo-Vladimirov-Yavachev-2-652x391

Uma passarela flutuante com 3 quilômetros de extensão composta por 220.000 cubos de polietileno de alta densidade, foi construída para conectar duas ilhas da costa do Lago Iseo, na região de Lombardia, Itália, há cerca de 100 km de Milão.

Intitulado “The Floating Piers”, o projeto, idealizado há anos por Christo Vladimirov Yavachev, artista búlgaro de 81 anos de idade, e sua esposa Jeanne-Claude, falecida em 2009, vem acontecendo há 22 meses e teve abertura para o público no sábado (18).

Para montar a estrutura, Christo levou para a Itália uma equipe de atletas mergulhadores da Bulgária e contratou uma fábrica têxtil para produzir um tecido laranja que se estende por toda a estrutura. “The Floating Piers é tudo isso aqui: os piers, as montanhas, com sol, com chuva, com vento, que é parte da fisicalidade do projeto. Você tem que vivê-la”, recomenda Christo.

O projeto todo custou 15 milhões de euros e foi financiado integralmente pelo artista. A passarela flutuante ficará aberta apenas 16 dias, até 3 de julho, e são esperadas cerca de 500 mil pessoas. Para garantir a segurança dos visitantes, salva-vidas e barcos estarão disponíveis e alertas no cais.

Depois destes 16 dias, a passarela será desmontada e suas peças recicladas e vendidas. “O importante deste projeto é a arte temporária, a qualidade nômade. E por isso, é gratuito”, arremata Christo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s