Ex-pedreiro usa experiência para criar castelos de papelão em Araraquara

papelao2

Jair Pinto perdeu o movimento da perna direita em acidente e se aposentou.
Atualmente, ele vende sua arte para complementar a renda da família.

Transformar lixo em arte usando o conhecimento de anos de trabalho como ajudante de pedreiro. É isso que Jair Pinto, de Araraquara (SP), faz desde que se aposentou ao sofrer um acidente e perder o movimento da perna direita. Agora, em vez de construir casas com blocos e tijolos, ele cria castelos de papelão.

As peças são feitas com 80 centímetros de comprimento por 40 de altura e demoram de três a cinco dias para ficarem prontas. Cada uma rende de R$ 70 a R$ 100 e ajuda a complementar a renda. “Já deu para comprar gás e mistura”, contou o idoso de 63 anos.

Obras
A primeira obra de papelão foi uma igreja que ele viu na televisão e decidiu copiar. A arte ganhou até nome: Nossa Senhora da Aparecida. “Minha mulher tirou uma foto, no outro dia fiz um rascunho e risquei”, lembrou.

Logo ele se apaixonou pela tarefa de recriar edifícios, um trabalho que começa nas ruas. A mulher dele, a dona de casa Maria Helena Pinto, anda pela cidade procurando caixas de papelão. “Grande ou pequena eu pego quando acho, qualquer uma serve”, disse.

Dela, as caixas vão para as mãos dele e ganham vida com tesoura, fita adesiva e cola. “Quando tudo está montado, é só passar verniz e tinta. [Para fazer] A telha, eu pego o papelão, corto e coloco cola, que deixa o produto duro para que fique parecido como uma telha”.

Jair também se preocupa com os mínimos detalhes. Faz o aquecedor solar com chapa de raio-x. A caixa d’água é criada com latinhas e há até encanamento. O capricho é tamanho que até os netos mais velhos disputam as peças. “É tudo igualzinho da minha casa”, resumiu o artista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s