Facebook afeta negativamente os sentimentos das pessoas, diz pesquisa

34

Se você está se sentindo triste, a culpa pode ser do Facebook. Uma pesquisa realizada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostra que a rede social pode aumentar o nível de insatisfação e reduzir as emoções positivas das pessoas.

“A maior parte das pessoas usa o Facebook diariamente, mas pouca gente está consciente das consequências. O estudo fornece provas de que o uso da rede social afeta negativamente o nosso bem-estar”, explica Morten Tromholt, responsável pela pesquisa.

Um experimento realizado no final do ano passado com mais de mil participantes tirou metade do grupo da plataforma por uma semana. Antes de começar a experiência, as duas partes tiveram que pontuar, de 1 a 10, seu nível de satisfação e felicidade.

A nota do grupo de desconectados passou de 7,56 para 8,12, enquanto a de quem continuou no Facebook aumentou de 7,67 para 7,75.

Os participantes também foram questionados sobre os sentimentos negativos que possuíam no último dia da pesquisa. O grupo que manteve o acesso à rede social  relatou 34% de tristeza e 25% de solidão. Entre os outros voluntários, os percentuais caíram para 22% e 16%, respectivamente.

Segundo Tromholt, os benefícios das “férias” não se restringem aos sentimentos dos usuários. O grupo de tratamento relatou menor dificuldade de concentração, melhora na vida social e uma sensação de estar desperdiçando menos o tempo.

Via BBC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s