Premiado capacete para bebês com asfixia

sumula-01

Crianças que sofreram asfixia cerebral no parto podem ter a vida salva por um capacete que resfria o cérebro para evitar o avanço de lesões do tecido nervoso. O invento, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (CDTS/Fiocruz) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ), recebeu o prêmio Saving Lives at Birth, concedido por um conjunto de instituições internacionais, entre elas a Fundação Bill e Melinda Gates, e que busca premiar iniciativas voltadas para a redução da mortalidade materna e fetal principalmente em áreas com assistência precária à saúde. O equipamento é uma lâmina que se torna um capacete flexível, capaz de resfriar o cérebro de recém-nascidos em situação de risco devido à asfixia perinatal, como informou a Agência Fiocruz de Notícias (29/9).

De acordo com o pesquisador da Fiocruz responsável pela pesquisa, Renato Rozental, o tratamento evita riscos para os bebês pois o resfriamento é localizado apenas na cabeça — até então o recém- -nascido tinha o corpo todo submetido a baixas temperaturas, o que pode levar a arritmias cardíacas e disfunções de coagulação sanguínea. Segundo ele, o invento depende de financiamento para chegar ao mercado. Entre as causas principais da asfixia, estão compressão do cordão umbilical, deslocamento de placenta ou retardo do crescimento intrauterino.

Com a falta de oxigênio, o bebê pode morrer ou ter sequelas por toda a vida. Essa ocorrência é mais frequente em regiões sem assistência adequada a gestantes e recém-nascidos, destacou a Agência Brasil (26/9). Ainda de acordo com a notícia, essa é a primeira causa de morte de recém-nascidos no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s