Novo tipo de vidro é acidentalmente criado por cientistas, controlando moléculas disformes

novo-vidro-667x500

Juan de Pablo, teórico e professor de Engenharia Molecular na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu por acaso, um novo tipo de vidro enquanto tentava encontrar respostas de picos incomuns.

Ele percebeu uma indicação de ordem molecular que era conhecida como disforme e aleatória e que acabou transformando-se no novo material.

A descoberta pode ser útil para aprimorar dispositivos eletrônicos (diodos emissores de luz, fibras ópticas e células solares) e ajudar a compreender a estrutura de materiais que ainda são obscuras para as teorias científicas.

Com a descoberta de Pablo, os pesquisadores poderão provar a possibilidade da criação de um vidro com uma organização definida, sem oscilações moleculares.

O novo vidro foi criado pela vaporização de grandes moléculas orgânicas a vácuo, colocadas em camadas sobre um substrato, em temperatura controlada com precisão. Assim, verificaram-se oscilações diferentes nos picos dos materiais. Após eles repetirem a simulação, o que antes era incerto, conseguiu ser alinhado.

Isso aconteceu porque as moléculas da superfície do líquido interagem com moléculas de ar, aglomerando-se em conjuntos diferentes em relação às moléculas dispostas aleatoriamente.

 

Os cientistas descobriram que a influência da temperatura é crucial para o processo, com as variações sendo precisas de modo a permitir a solidificação do material. Dessa forma, o material é “afinado”, torna-se estável e nenhuma outra alteração de temperatura poderá modificar sua estrutura novamente.

[ Phys ] [ Foto: Reprodução / Wokandapix ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s