Campeão brasileiro de xadrez enfrenta 22 adversários ao mesmo tempo em Joinville

1411781364731

Rafael Leitão foi desafiado pelo Next. Ele venceu 19 partidas, empatou duas e perdeu uma

O hexacampeão brasileiro de xadrez Rafael Leitão  mostrou  nesta sexta-feira que faz por merecer o título que ostenta. Por quatro horas ele enfrentou 22 adversários de uma só vez no Centro de Convivência da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville. A exibição simultânea de xadrez foi promovida pelo Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next).

O resultado foi impressionante: 19 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A competição começou perto das 16h30 e terminou às 20h30. Os oponentes ficaram lado a lado, cada um em seu respectivo tabuleiro e Leitão passava pelas mesas fazendo as jogadas. Depois de percorrer as 22 mesas, retornava à primeira para ver o movimento do adversário e executar o contra-ataque.

— Tem jogadores de força razoável na lista. Vai ser bom — considerou o professor doutor e diretor do Departamento de Ciência da Computação Kariston Pereira antes do desafio ser realizado.

Kariston é um dos professores do Next e organizou o evento que traz o campeão brasileiro a Joinville. O núcleo, na explicação de Kariston, oferece cursos, realiza encontros e promove torneios.

Além de desenvolver o xadrez pelos vieses do esporte, da ciência e da cultura, o professor incentiva os alunos a compreenderem o jogo como forma de arte. Quando desenvolvem o “senso artístico” passam a ter o jogo como uma “fonte de prazer e valor estético”.

Veja Vídeo:

Deixe um comentário